Um Grande Começo: Destaques e Momentos da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2024

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2024 aconteceu em 27 de julho. É bem francesa e mostra o sabor étnico especial, a história e a cultura de Paris, França, e nos dá um deleite visual. Não faltam muitos momentos legais para aproveitarmos e lembrarmos. Agora, vamos dar uma olhada nos grandes momentos desta cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.

Introdução

A cerimônia de abertura foi dirigida por Thomas Jolly, que também dirigiu a Cerimônia de Encerramento Olímpico e as Cerimônias de Abertura e Encerramento Paralímpicos. A cerimônia de abertura teve a mesma celebração da diversidade, liberdade e visibilidade LGBTQ+. Estava disponível para assistir em dispositivos móveis, tablets e TVs conectadas por meio dos aplicativos Peacock, NBC e NBC Olympics.

Os Destaques da Cerimônia

Diferentemente de outras cerimônias de abertura, ela foi realizada no coração de Paris, ao longo do Rio Sena, para que os marcos parisienses e o cenário natural fossem aproveitados ao máximo e a cidade inteira fosse o palco das celebrações.

Para ter uma verdadeira participação nacional, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris decidiu ter um desfile no Rio Sena para que todas as equipes viajassem ao longo do Sena em um grande barco, passassem pela Torre Eiffel e pelo Louvre. As multidões poderiam assistir ao longo das margens do rio e não mais apenas na frente de uma TV ou ao vivo na internet como antes.

Além disso, a França, como anfitriã dos Jogos, teve uma cerimônia de abertura que exibiu a rica história e herança cultural de Paris e da França. Artistas e performers mostraram o multiculturalismo e o espírito inovador da França por meio da música, dança e artes visuais, com Paris como a capital cultural do mundo.

Além disso, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris teve conceitos de sustentabilidade e meio ambiente e aplicações tecnológicas inovadoras.

Protocol and Dignitaries

Chefes de Estado e de Governo

A presença de dignitários aumentou a pompa e circunstância da cerimônia e a importância dos Jogos Olímpicos. O presidente francês Emmanuel Macron abriu os Jogos, o 130.º aniversário do Comitê Olímpico Internacional e o 235.º aniversário da Revolução Francesa. Sua presença reforçou o vínculo entre a nação francesa e o movimento olímpico.

Oficiais do COI

O presidente do COI, Thomas Bach, e outros membros do COI estavam presentes. A presença deles enfatizou a natureza global dos Jogos e o papel do COI na organização do evento. Antigos campeões olímpicos e influenciadores olímpicos também estavam presentes.

Patrocinadores Olímpicos

Patrocinadores e parceiros também estavam presentes, como Airbnb, Alibaba, LVMH, Visa e assim por diante. Eles desempenham um grande papel nos Jogos e sua presença na cerimônia de abertura é um sinal de seu investimento e envolvimento no evento.

Personalidades do Esporte

  • Rafael Nadal estava emocionado e orgulhoso de fazer parte das Olimpíadas de Paris e segurou a tocha olímpica durante a cerimônia de abertura.
  • A atacante da seleção feminina dos EUA Trinity Rodman marcou seu primeiro gol olímpico na primeira partida do time contra a Zâmbia e ficou nas nuvens.
  • Beyoncé apareceu em um vídeo pré-gravado para apoiar o Time EUA nas Olimpíadas de Paris, vestindo um body especial do Time EUA e apresentando os atletas.

Celebridade

  • Lady Gaga

Lady Gaga foi a primeira artista na cerimônia de abertura e cantou a música clássica “Mon truc en plumes” (“My Feather Thing”) da famosa atriz francesa Zizi Jeanmaire da década de 1950. Sua performance foi no estilo cabaré e levou o público de volta às casas noturnas parisienses de décadas passadas. Essa forma de entretenimento se originou na França e depois se espalhou pelo mundo, combinando canto, dança, comédia, teatro e sátira política, apresentada em pequenos teatros ou casas noturnas.

  • Celine Dion

A cantora canadense que é conhecida em todo o mundo por sua música tema do Titanic, “My Heart Will Go On”, fez seu retorno como cantora em 2022 após anunciar ter “síndrome da pessoa rígida”, uma condição neurológica que causa espasmos musculares e então ficou fora da vida pública por 1 ano e meio. A música que Celine Dion cantou foi escrita por Edith Piaf para o amor de sua vida, o boxeador Marcel Cerdan, Menos de um mês após o lançamento da música, ele morreu em um acidente de avião.

  • Axelle Saint-Cirel

Axelle Saint-Cirel é uma mezzo-soprano francesa. Ela estava vestida com um vestido personalizado com a bandeira francesa feito pela (Dior) e cantou a Marselhesa no telhado do Grand Palais. 10 estátuas foram erguidas, uma após a outra, de Olympe de Gouges, Alice Milliat, uma atleta de ponta e outras.Performances e Destaques.

  • “Notre Dame de Paris reconstruída diante dos olhos do mundo”

Em abril de 2019, a histórica catedral gótica sofreu um incêndio devastador que começou no sótão da igreja e se espalhou rapidamente, fazendo com que a torre desabasse e o telhado fosse destruído, mas a estrutura principal sobreviveu. Esta cena é uma homenagem aos heróis dos bastidores das Olimpíadas de Paris: os artesãos, os trabalhadores da construção civil e os parisienses. Dizem que Notre Dame de Paris estará pronta até o final do ano.

  • Rainha das Cabeças Cortadas Faz Aparição Surpresa na Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris teve uma rainha guilhotina e alguns podem ter ficado surpresos com a beleza e arrepios dela. Mas foi uma cena significativa. Esta é a famosa “Rainha da Guilhotina” Maria Antonieta, a última rainha antes da Revolução Francesa que foi guilhotinada em 1793. Sua prisão, agora chamada de “Prisão Antiga”, fica na mesma ilha de Notre Dame.

  • Cantando Carmen em frente ao Supremo Tribunal

O Metallica compôs a música para The Queen of the Severed Heads e a sequência de abertura acabou sendo uma ópera Love is a Free Bird do século XIX. O navio de cruzeiro com os cantores está agora em frente à entrada da Suprema Corte.

A cena é da ópera francesa Carmen, sobre Carmen, uma cigana de espírito livre e desenfreada com uma visão única da vida e do amor. Carmen dá sua vida para manter sua liberdade. Aqui, “liberdade” significa liberdade pessoal, não liberdade familiar, e está ligada ao ponto narrativo “amor” que se segue.

Controvérsias e Incidentes

  • A cerimônia foi recebida com críticas mistas, alguns amaram as partes artísticas e a música, outros odiaram a duração e a produção.
  • O segmento das drag queens foi duramente criticado por conservadores sociais e líderes religiosos que pensaram que era uma paródia de A Última Ceia.
  • As partes do acampamento foram recebidas com opiniões variadas, alguns amaram, outros odiaram.
  • No mesmo dia da cerimônia de abertura, uma série de incêndios danificou a rede ferroviária francesa, causando caos e pânico.

Conclusão

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris nos mostrou a beleza de Paris, o fogo e a paixão também transmitiram um tipo de poder feminino que nos deixou sem palavras e emocionados. Navegamos com os atletas para ver alguns dos marcos parisienses mais icônicos de longe. Agora que a cerimônia acabou, vamos nos concentrar nos atletas que estão aqui para atingir seus objetivos.

Compartilhar

Conteúdo da página

Rolar para cima