A final do Exercício de Solo Feminino foi concluída na segunda-feira. Todas as atletas excepcionais deram o melhor de si no campo. Infelizmente, havia um número limitado de medalhas disponíveis. Às três melhores ginastas acabaram levando para casa os títulos. Simone Biles, Jordan Chiles e Rebeca Andrade foram essas atletas.
No entanto, há uma grande controvérsia sobre a quem pertence à medalha de bronze. Essa controvérsia ocorreu principalmente entre as equipes americana e romena.
A medalha de bronze originalmente pertencia à atleta romena Ana Barbosu. Ela estava prestes a erguer a bandeira romena em celebração alegre quando, no momento seguinte, ouviu a notícia de que a atleta americana havia obtido sucesso em sua apelação. Após ouvir a notícia, a bandeira em sua mão imediatamente caiu ao chão e ela desabou em lágrimas. Finalmente, ela saiu do campo acompanhada pelo seu técnico, perdida em pensamentos.
Esta jovem atleta romena participou dos Jogos Olímpicos pela primeira vez este ano e o exercício de solo feminino pode ter sido seu melhor resultado na competição. Ela não obteve boas colocações em outros eventos. Ela poderia ter conquistado uma medalha em sua primeira Olimpíada, mas sua jornada olímpica chegou ao fim devido à manipulação da equipe dos EUA.
A notícia de que Ana Barbosu havia perdido sua medalha após a apelação bem-sucedida da equipe dos EUA chocou muitos. Até mesmo parte do público americano local não entendeu muito bem a situação, sem mencionar os romenos.
A multidão romena ficou tão revoltada que alegou que a equipe dos EUA era formada por ladrões que roubaram a medalha de outra pessoa. O incidente até alarmou o Primeiro-Ministro da Romênia. Ele expressou sua indignação no Facebook, dizendo que os atletas romenos foram definitivamente tratados de forma desonrosa e que isso era totalmente inaceitável. Ele também afirmou que não compareceria à cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris.
No entanto, em meio às críticas, alguns acreditam que a apelação bem-sucedida da equipe dos EUA é, de certa forma, justificável. Alguns internautas acharam que fazia sentido que um membro da equipe dos EUA reclamasse da nota de dificuldade, pois isso estava perfeitamente alinhado com as regras olímpicas relacionadas às reclamações sobre competições de ginástica. Além disso, eles acreditam que os movimentos de Jordan Chiles atendem aos padrões para uma apelação de nota de dificuldade.
Milagrosamente, sempre parece que a equipe dos EUA tem sucesso em suas reclamações. Como na final da trave de equilíbrio dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, onde Ponor, também da equipe romena, ganhou o bronze, mas após a apelação da equipe dos EUA, a Romênia perdeu a medalha também. A história é sempre notavelmente similar e nos faz questionar por que a equipe dos EUA sempre tem sucesso em suas apelações.
De qualquer forma, espero que a atleta romena não fique muito triste pela perda desta medalha. Afinal, certamente haverá mais medalhas esperando por ela no futuro.