O GP da Holanda pode acabar em 2025

F1. O gerente do circuito de Zandvoort, Robert van Overdijk, diz que 2025 pode ser o último GP holandês, mas está esperançoso por uma extensão. As negociações são principalmente sobre os desafios financeiros que o circuito não pode mais enfrentar.

À medida que nos aproximamos do final da temporada de 2024, o grid está se aproximando do GP holandês em Zandvoort. A pista favorita de Max, as chances deste GP ser o último em 2025 estão aumentando a cada dia.

Nem tudo está perdido para o circuito, e os oficiais do circuito, incluindo o diretor Robert van Overdijk, ainda esperam por uma extensão.

Pode acabar em breve.

Um dos maiores desafios para o circuito de Zandvoort é o orçamento alocado para a organização da corrida. O circuito paga cerca de 30 milhões de euros por ano para sediar o GP e está buscando negociar um acordo que seja mais viável financeiramente para a continuação da corrida. O aumento do IVA e os projetos que querem acontecer na região são um perigo para o circuito que quer permanecer no calendário.

Uma das peculiaridades de Zandvoort é que o governo não fornece suporte financeiro ou comercial para o GP holandês. Isso coloca pressão extra sobre o diretor para levar os fãs ao GP. Está claro que a Holanda se beneficiou da popularidade de Max nos últimos anos, já que ele é campeão desde 2021. Mas com mais corridas e ingressos mais caros, Zandvoort não recebe tanta atenção quanto antes.

De acordo com Van Overdijk, o gerente do circuito, parece que já está parcialmente acertado. Se você perguntar factualmente, teremos a última corrida em Zandvoort em 2025. Isso não significa que não trabalharemos duro nos próximos meses e falaremos com todos os tipos de pessoas e partes, ele disse à mídia. Mas não espero ver fumaça branca tão cedo. Se todas as peças se encaixarem, seremos muito positivos. Não é garantido, ele admite.

Não perca as esperanças ainda

Robert Van Overdijk diz que, de acordo com as informações atuais, parece que o fim do GP em Zandvoort está muito próximo se eles não encontrarem uma solução em breve. Mas ele também diz que uma extensão está sendo discutida. Os problemas reais são financeiros, mas isso também é piorado pelas regulamentações mais rígidas para os circuitos.

O GP holandês se beneficia da crescente popularidade de Max, o que o torna mais atraente. Mas o aumento de corridas e os novos GPs em países ricos como Arábia Saudita e Catar colocam pressão extra sobre os eventos tradicionais como Zandvoort.

Uma das soluções propostas para manter Zandvoort no calendário seria fazer uma rotação semestral. Já feito no passado com Nürburgring, isso significaria que Zandvoort estaria no calendário a cada dois anos e outro circuito estaria no calendário a cada ano. Isso reduziria os custos e teria um contrato por vários anos.

Por enquanto, o circuito que está sendo considerado é Spa-Francorchamps, na Bélgica. Zandvoort estaria no calendário um ano e Spa-Francorchamps no ano seguinte. Mas apesar da ideia ser perfeita, Spa-Francorchamps quer manter seu lugar anual no calendário, então não parece ser uma opção por enquanto.

Mas as conversas com a FOM estão em andamento. Talvez eles encontrem uma solução. Ainda há uma chance de que todos os lados cheguem a uma decisão de continuar realizando a corrida depois de 2025.

Compartilhar

Conteúdo da página

Rolar para cima