Na quarta-feira (30), na segunda partida da semifinal da Libertadores, o Botafogo enfrentou o Peñarol no Estádio Centenário, em Montevidéu, onde sofreu uma derrota por 3 a 1. Apesar do revés, o Botafogo avança para a final, após ter vencido a primeira partida por 5 a 0. Os gols do Peñarol foram marcados por Facundo Batista, que fez dois, e Leo Fernández, enquanto Mateo Ponte descontou para o Botafogo.
Tempo:Peñarol x Botafogo
No primeiro tempo, o Penarol, que havia perdido o primeiro jogo, entrou determinado a reverter a situação. O Uruguai mostrou forte intensidade ofensiva desde o início.Aos 30 minutos, Jaime Báez abriu o placar com um lindo gol, acendendo a torcida no Estádio Centenário. O domínio foi claro, com 58% de posse de bola e 15 finalizações, contra 42% do Botafogo.
Tempo e Estratégia do Botafogo
No final do primeiro tempo, o goleiro Aguerre do Peñarol foi expulso após um lance violento contra o goleiro John Victor do Botafogo. Com a expulsão a situação do Penarol ficou mais complicada mas aos 66 minutos, Báez voltou a marcar, ampliando a vantagem. O Botafogo, mesmo com um jogador a menos, buscou reverter a situação. Marlon Freitas e Tiquinho Soares tentaram organizar o ataque, e aos 88 minutos, Tiago Almada fez o gol de honra após uma assistência de Marlon Freitas. Contudo, no último minuto, Facundo Batista selou o resultado final com seu terceiro gol, confirmando a vitória por 3 a 1.
Momentos Decisivos:Peñarol x Botafogo
-
31 minutos: Leo Fernández assistiu Jaime Báez, que abriu o placar.
-
5 minutos de acréscimo do 1º tempo: O goleiro Aguerre recebeu cartão vermelho.
-
66 minutos: Lucas Hernández assistiu novamente Jaime Báez para o segundo gol.
-
69 minutos: Mateo Ponte foi expulso com o segundo cartão amarelo.
-
88 minutos: Marlon Freitas assistiu Tiago Almada para o gol do Botafogo.
-
89 minutos: Rodrigo Pérez assistiu Facundo Batista, que fez o terceiro gol.
Próximos Passos
Apesar da derrota, o Botafogo se classificou para a final da Libertadores pela primeira vez na história do clube. O jogo decisivo será contra o Atlético MG no dia 30 de novembro. O Botafogo, sob o comando de Danilo Barbosa, está preparado para buscar a taça na grande final.
Escalações
Peñarol
-
Titulares: Goleiro: Rodrigo Abascal; Defensores: Gonzalo Varela, Fabricio Formiliano, Lucas Hernández; Meio-campistas: Walter Gargano, Nicolás Rossi; Atacantes: Alejandro González, Facundo Torres, Cristian Rodríguez, Jaime Báez.
-
Reservas: Guillermo Rafael De Amores, Lucas Camilo Hernández Perdomo, Sebastián Carlos Christóforo, Ignacio Sosa, Facundo Agustín Batista Ochoa (substituído por Maximiliano Joaquín Silveira).
Botafogo
-
Titulares: Goleiro: John Victor; Defensores: Adryelson, João Victor, Carlos Eduardo; Meio-campistas: Daniil dos Neves, Allan Marques, Jefferson; Atacantes: Marlon Rodrigues, Francisco da Chagas.
-
Reservas: Roberto Júnior, Fernando Marsal, Mateo Ponte Costa (substituído por João Victor), Carlos Eduardo (substituído por Daniil dos Neves).
Com essa vitória, Peñarol 3 x 1 Botafogo, O clube uruguaio aumentou a polêmica, mas o Botafogo continua no caminho certo para conquistar o primeiro título da Libertadores.