Cuiabá Esporte Clube

Cuiabá Esporte Clube
Cuiabá Esporte Clube
Cuiabá Esporte Clube é uma SAF de futebol brasileiro sediado na cidade de Cuiabá. Foi fundado no dia 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho. Suas cores tradicionais são o amarelo e o verde. Em seu escudo encontra-se representado o obelisco do Centro Geodésico da América do Sul, símbolo também presente na bandeira da cidade. Sua mascote é o Dourado. Costuma mandar suas partidas na Arena Pantanal, um dos estádios da Copa do Mundo FIFA de 2014. Tem como principais rivais esportivos o Mixto Esporte Clube, com o qual protagoniza o Dérbi Cuiabano, e o Luverdense Esporte Clube, com quem disputa o Clássico Ouro-Verde.
Dentre suas principais conquistas, destacam-se o bicampeonato da Copa Verde, em 2015 e 2019 e seus 13 títulos de campeão Mato-Grossense, na qual é o segundo maior campeão estadual de Mato Grosso, atrás apenas do seu rival Mixto.
É uma das três equipes que nunca foram rebaixadas na história do Campeonato Brasileiro – Série A.

História

2001-2008 – A origem e os primeiros anos

No começo de sua história, o Cuiabá Esporte Clube era um centro de treinamentos com enfoque nas categorias de base chamado “Escolinha do Gaúcho”, uma referência ao ex-jogador e fundador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho. Até o fim de 2002, o time competiu apenas em campeonatos amadores de Mato Grosso. No ano seguinte, em 2003, houve a alteração do nome e desde então o Cuiabá Esporte Clube tornou-se uma equipe profissional, fazendo a sua estreia no Campeonato Mato-Grossense daquele ano. Nos primeiros anos competindo na elite estadual, o Cuiabá foi bicampeão mato-grossense, em 2003 e 2004. Já a nível nacional, estreou na Série C do Campeonato Brasileiro com vitória por 4×3 diante do Jaciara-MT e liderou o Grupo 13 que contava também com o Chapadão-MS e correspondia a Primeira fase da competição. Pela segunda fase, diante do Palmas-TO, após dois jogo terminados em 1×3 a eliminação veio nos pênaltis com o placar de 4×2 para os visitantes. Em 2004 a história se repetiu, com a classificação na fase de grupos e a eliminação na segunda fase, desta vez diante do Gama-DF. Pela Copa do Brasil estreou em 2004 diante do Goiás.
Entre os anos de 2007 e 2008 o time passou por um período de licenciamento, sendo o fator financeiro uma das principais razões para isso acontecer. Nesse mesmo período a sociedade entre Gaúcho e os irmãos Nepomuceno, os outros dois sócios do Cuiabá Esporte Clube, foi desfeita.

2009-2013 – A retomada, as conquistas e os acessos

No ano de 2009, o Cuiabá retomou as suas atividades depois de ter sido adquirido pelo Grupo Dresch, proprietário da Drebor Borrachas Ltda, principal patrocinadora do time desde a sua criação. Ainda em 2009, disputou a Copa Mato Grosso e a segunda divisão do Campeonato Mato-grossense, sendo vice-campeão, garantindo assim o retorno da equipe a divisão de elite do campeonato estadual. No ano seguinte, o Cuiabá conquistou o primeiro título desde o seu licenciamento, a Copa Mato Grosso, diante do Operário Várzea-Grandense.
Em 2011, o Cuiabá voltou a ser campeão estadual após sete anos. Além disso, fez a sua única participação na Série D do Campeonato Brasileiro, sendo promovido, após conquistar o terceiro lugar na classificação geral da competição. A terceira participação do time na Série C foi em 2012, e, graças a uma confronto direto contra o Salgueiro na última rodada, o time evitou o rebaixamento. No início da temporada de 2013, o Cuiabá conquistou mais um campeonato estadual, diante do Mixto. Já no Campeonato Brasileiro, assim como no ano anterior, a permanência do Cuiabá na Série C também foi definida na última rodada, graças a uma combinação de resultados.

2014-2017 – Arena Pantanal, conquista da Copa Verde e a estreia na Copa Sul-Americana

Na temporada seguinte, em 2014, o Cuiabá conquistou seu quinto título no campeonato estadual, sendo esse o último conquistado no Estádio Passo das Emas. Isso por conta da inauguração da Arena Pantanal, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que tornou-se o novo estádio para a grande maioria dos times das cidades de Cuiabá e Várzea Grande desde então. O Dourado fez seu jogo de estréia na Arena Pantanal diante do Internacional, pela segunda fase da Copa do Brasil de 2014.
No ano de 2015, o Cuiabá foi campeão pela terceira vez consecutiva do Campeonato Mato-Grossense, somando um total de seis títulos. Essa temporada também é relevante na história do clube graças a conquista do seu primeiro título regional, a Copa Verde de Futebol. Na ocasião, Cuiabá e Remo protagonizaram uma das finais mais surpreendentes do futebol brasileiro, jogo que ficou conhecido como “O Milagre do Pantanal” e “Cuiabaço”. Consequentemente, o time garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2016, a primeira competição internacional do Dourado.
Em 2016, além de disputar a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá venceu a Copa FMF, tornando-se bicampeão da competição. Esse ano também foi marcado pela estreia do time em competições internacionais, sendo a primeira equipe de futebol de Mato Grosso a realizar o feito. Isso porque, graças a conquista da Copa Verde de 2015, o Cuiabá participou da Copa Sul-Americana, jogando a segunda fase contra a Chapecoense, vencendo na Arena Pantanal e sendo derrotado, e também eliminado, pelo time catarinense no jogo de volta, em Chapecó. No ano seguinte, o Cuiabá conquistou seu sétimo título do Campeonato Mato-Grossense e atingiu a marca de terceiro maior campeão estadual, desde a criação da competição, em 1943.

2018-2020 – Um novo acesso, o enea mato-grossense, Bicampeonato da Copa Verde e o Acesso à Série A

Na temporada subsequente, em 2018, o Cuiabá conquistou o oitavo título estadual, de maneira invicta. Já na segunda metade do ano, na disputa do Campeonato Brasileiro, a equipe fez a sua melhor campanha na Série C, inclusive, possuindo o melhor ataque da competição. Com isso, classificou-se entre os quatro primeiros do Grupo B, e chegou as finais da competição, conquistando o vice-campeonato e, consequentemente o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
No primeiro semestre de 2019, o Cuiabá venceu o Campeonato Mato-grossense pela nona vez, novamente de maneira invicta. Com esse título, o time tornou-se o maior campeão de Mato Grosso na última década, com um total de nove títulos oficiais, entre estaduais e regionais. Em abril do mesmo ano, fez sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. No fim do segundo semestre o time foi campeão da Copa Verde, pela segunda vez e graças à conquista do título regional, o time classificou-se para as oitavas de final da Copa do Brasil de Futebol de 2020. Pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá fez uma campanha acima da média, terminando a competição na oitava colocação.
Em 2020, o Cuiabá foi eliminado nas quartas de finais do Campeonato Mato-grossense para o Luverdense. Alcançou a sua melhor campanha na Copa do Brasil, chegando até as quartas de finais, sendo eliminado pelo Grêmio. Na Série B do Campeonato Brasileiro, chegou ao 4º lugar com 61 pontos, garantindo o acesso inédito à Série A de 2021, e encerrando um jejum de 35 anos de Mato Grosso não ter um time na elite do futebol brasileiro.

2021 – Decacampeão mato-grossense, estreia na Série A e vaga na Copa Sul-Americana

Visando a inédita disputa da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021, o Dourado buscou reforços importantes, entre eles o goleiro Walter, hoje ídolo da torcida, além de nomes conhecidos do futebol brasileiro como os zagueiros Paulão e Marllon e o atacante Jonathan Cafu.
Nas competições, o Cuiabá conquistou de forma invicta o Campeonato Mato-Grossense de Futebol de 2021 vencendo o time do Nova Mutum Esporte Clube que havia sido campeão em 2020 ressalta-se a impressionante marca de saldo de gols da equipe: 31-6, na Copa Verde de 2021 o clube amargou uma eliminação nas oitavas de finais para o time do Brasiliense e na Copa do Brasil não conseguiu passar para a terceira fase da competição, caindo para a equipe do 4 de Julho Esporte Clube. Com todas as atenções voltadas para o campeonato nacional mas com pouca constância, a equipe do Cuiabá terminaria o Brasileirão na 15ª posição, o que possibilitou que a equipe se classificasse para a disputa da Copa Sul-Americana de 2022, fazendo assim sua segunda participação na história da competição.

Sedes, estádios e CT

Verdão

No Estádio José Fragelli, também conhecido como Verdão, o Cuiabá fez suas primeiras partidas oficiais, bem como, foi palco do primeiro título do time, o Campeonato Mato-grossense de 2003. Foi demolido no ano de 2010 para dar lugar à Arena Pantanal, um novo estádio para ser utilizado na Copa de 2014.

Dutrinha

O Estádio Eurico Gaspar Dutra foi um dos mais importantes estádios de Mato Grosso no século XX. Entre os anos de 2003 e 2014 foi o local onde o Cuiabá mandou regularmente a maioria dos seus jogos e já foi palco de inúmeras competições importantes, como as disputas pela Série D e Série C do Campeonato Brasileiro, bem como, seus primeiros títulos estaduais.

Arena Pantanal

A Arena Pantanal foi construída com todas as exigências da FIFA para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Ela substituiu o antigo Estádio Governador José Fragelli, demolido para dar lugar ao novo estádio.
Desde sua inauguração é onde o Cuiabá manda os seus jogos.
Pela Copa do Brasil, o Cuiabá fez seu primeiro jogo na Arena Pantanal contra o Internacional, partida empatada em 1×1, para 21 mil pessoas, o maior público antes da Copa do Mundo. No dia 22 de setembro de 2018, um novo recorde de público foi alcançado quando 41.311 pessoas assistiram disputa da final da Série C do Campeonato Brasileiro entre Cuiabá e Operário Ferroviário.

CT Manoel Dresh

O Dourado anunciou o CT Manoel Dresh dia 04/08/2021. O novo centro de treinamento foi orçado em R$ 50 milhões e teve andamento acelerado graças ao adiantamento de verba referente à Liga Forte Futebol. O novo CT possui além de três campos de futebol com medidas oficiais um lago artificial para auxiliar na drenagem dos gramados. Toda estrutura necessária para o departamento de futebol está completa desde sala de análise de mercado até auditório para 94 pessoas. Ao todo, o CT tem mais de 8 mil metros quadrados de área construída. A última etapa envolve o hotel para 50 pessoas, onde o grupo vai ficar concentrado antes das partidas. O planejamento futuro conta também em construir novos prédios direcionado para as categorias de base. Por enquanto, as divisões inferiores do clube seguem no CT antigo, mas em breve vão dividir o mesmo espaço do time principal.

Torcida

O Cuiabá Esporte Clube possui uma crescente no número de torcedores a cada temporada. O destaque desse crescimento foi durante a fase final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2018, onde a torcida auriverde quebrou o recorde de público da Arena Pantanal, antes pertencente a um jogo de Copa do Mundo, e reuniu mais de 41 mil torcedores na final da competição. Além do mais, o clube tem conquistado torcidas nos interiores de Mato Grosso, um dos principais motivos para isso é a contribuição do Cuiabá para o futebol mato-grossense e a ascensão do time no futebol nacional e internacional.

Rivalidades

Clássico Ouro-Verde

Cuiabá e Luverdense Esporte Clube, da cidade de Lucas do Rio Verde, disputam o Clássico Ouro-Verde. Esse confronto é considerado o maior clássico da atualidade em Mato Grosso, visto que, atualmente, são as duas equipes de maior expressão no futebol mato-grossense. Além disso, é visto como um confronto entre a capital e o interior do estado.

Dérbi Cuiabano

Diante do Mixto Esporte Clube, o Cuiabá joga o Dérbi Cuiabano, um dos clássicos de maior prestigio da capital mato-grossense. Uma rivalidade que cresceu não só pela proximidade geográfica(os dois times com sede na capital) mas também com o fortalecimento do Cuiabá, além da grande torcida e relevância do Mixto como um dos mais tradicionais do estado.

Rivalidades no Centro-Oeste

Com a crescente ascensão do Cuiabá no cenário nacional nos últimos anos, surgiu-se uma certa rivalidade do Cuiabá com os times goianos, como o Goiás Esporte Clube, Atlético Clube Goianiense e o Vila Nova Futebol Clube, rivalidade que pode vir a crescer nos próximos anos, já que anualmente as equipes disputam pelo título da Copa Verde. (exceto o Atlético Goianiense)

Conteúdo da página

recomendação relacionada:

Avaí Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro com

História A fundação No dia 7 de setembro de 1914,

Sampaio Corrêa Futebol Clube, mais conhecido como Sampaio Corrêa ou

O Clube Náutico Capibaribe (mais conhecido como Náutico) é um

O Londrina Esporte Clube é um clube de futebol localizado

Rolar para cima