Resumo: Nesta terça-feira (19), o Equador venceu a Colômbia por 1 a 0, em jogo válido pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O gol de Enner Valencia, logo no início do jogo, e as defesas de Elher Hernán Galíndez, que brilhou com grandes intervenções, foram fundamentais para que o Equador conseguisse manter a vantagem, mesmo com um jogador a menos durante mais de 60 minutos da partida.
Com essa vitória, o Equador ultrapassou a Colômbia na tabela e alcançou 19 pontos, subindo para a 3ª posição. Já a Colômbia, devido à derrota, caiu para a 4ª posição, perdendo assim a oportunidade de assumir momentaneamente a vice-liderança.
Momentos-chave da partida:
Primeiro Tempo
jogo começou com um grande susto para os colombianos, aos 6 minutos. Enner Valencia driblou dois defensores dentro da área e, com muita calma, abriu o placar para o Equador. Em seguida, a Colômbia teve uma grande chance com Córdoba, que, após receber um cruzamento perfeito de James Rodríguez, perdeu uma oportunidade clara de empatar, mandando a bola por cima do gol vazio. Após o susto, o defensor Pierrick Hinckapié, do Equador, foi expulso após falta dura, deixando a seleção equatoriana com um a menos.
Segundo Tempo
No segundo tempo, a Colômbia buscou pressionar mais. Córdoba teve uma boa chance de cabeça logo no início, mas o goleiro Galíndez defendeu com segurança. Depois, John Arias também tentou, mas o goleiro do Equador apareceu novamente com uma defesa importante. Com o passar do tempo, a Colômbia não conseguiu furar a defesa equatoriana e a partida terminou com vitória por 1 a 0 para o Equador.
Estatísticas da Partida
Colômbia 0 x 1 Equador
Data e Hora: 19 de novembro de 2024, às 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Metropolitano, Barranquilla (COL)
Colômbia: Camilo Vargas; Davinson Sánchez, Muñoz, John Lucumí e Johan Mojica; Richard Ríos e John Arias,Portilla; James Rodríguez, Luis Díaz e Jon Córdoba. Técnico: Néstor Lorenzo
Equador: Hernán Galíndez; Ordóñez, William Pacho e Piero Hincapié; Alan Franco, Moisés Caicedo e Pervis Estupiñán; Vite, Minda; Gonzalo Plata e Enner Valencia. Técnico: Sebastián Beccacece
Gol: Enner Valencia, aos 6 minutos do 1º tempo (0-1)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barbero (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
VAR: Andrés Cunha
Cartões Amarelos: Lucumí, Portilla, Jon Durán (COL); Moisés Caicedo (EQU)
Cartão Vermelho: Hincapié (EQU)
Próximos Jogos
Equador: No dia 22 de novembro de 2024, às 21h (horário de Brasília), o Equador enfrentará o Brasil no Estádio Banco Pichincha, em Guayaquil, X Equador.
Colômbia: Em 23 de novembro de 2024, a Colômbia jogará uma partida amistosa contra o México.
Leitura recomendada:atlético nacional x deportivo cali final Copa Intercontinental 2024